MATEMÁTICA E FÍSICA - A EDUCAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA

EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA

Cidadania, trabalho
e educação continuada.

Todos os conteúdos aqui tratados visam facilitar a vida dos estudantes que precisam avançar em seus estudos, mas estão presos à falta de base em disciplinas consideradas difíceis. Para apresentar os conteúdos poderíamos utilizar ótimos editores de texto e de fórmulas, mas preferimos usar a caneta preta e o papel, porque eles são muito versáteis para ilustrar explicações. Além da versatilidade do lápis e do papel para ilustrar explicações, outro fator a ser considerado é a reprodução de um ambiente escasso em recursos como uma sala de aula em que o estudante faz uma prova de concurso, vestibular ou ENEM. Neste ambiente só é permitido o uso de uma caneta e de um caderno de provas.

Os conteúdos aqui apresentados visam fornecer ao estudantes de EJA os conteúdos necessários para que eles adquiram a habilidade numéria necessária para que ele possa enfrentar o mundo do trabalho. Eu peço que você, estudante da EJA, priorize a sua educação e a educação da sua família, porque a pior educação do mundo é aquela em que primeiramente ela é dever do estado, da escola, da sociedade, do professor e por último do estudante. E a melhor educação é aquela em que primeiramente ela é dever do estudante para depois ser dever do estado, da escola, da sociedade e do professor. Há concepções sobre a educação que encaram a ignorância como uma doença que precisa ser tratada; eu não penso assim; eu penso que nascer analfabeto é um processo natural,  mas acho que gastos com educação precisam ser feitos do mesmo modo como se gasta com remédios. Porque remédio, se o estado fornece você não precisa comprar, mas se não fornece você tem que comprar nem que tenha recorrer à ajuda dos parentes e dos amigos.    

Os conteúdos de Matemática para a EJA, aqui apresentados, são explicados utilizando-se um método muito usado em países onde a educação é levada muito a sério. O meu primeiro contato com este método, foi na década de 1980, quando em trabalhei para uma empresa norte-americana, que fabricava computadores e outras máquinas do ramo de eletrônica. Naquela época, técnicos e executivos iam até a matriz fazer cursos e sempre voltavam com malas enormes cheias de livros, todos explicados pelo método de perguntas e respostas. Como eu trabalhava com RH, tinha fácil acesso ao centro de treinamento da matriz, certa vez perguntei se aquele método era reflexo da pedagogia tecnicista; a resposta foi simples: como uma ligação telefônica internacional custa muito caro, preferimos treinar as pessoas e atualizar seus manuais de modo que eles nunca precisem os ligar; ou seja, por uma questão de economia pura e simples. 

Na verdade, eu fiquei fascinado pelo método de perguntas e respostas; aí eu procurei saber qual a origem deste método tão maravilhoso de ensino e aprendizagem. Concluídas as minhas pesquisas sobre o assunto, eu descobri que o método foi adotado ainda na colonização dos Estados Unidos; ele havia sido adotado por causa do islamento geográfico das comunidades; isoladas, as comunidades precisavam ser alcançadas por políticas públricas, principalmente de educação e saúde. Eu ainda cheguei a ver alguns exemplares de livros de bolso que, impressos em papel jornal, que eram distribuídos com perguntas e respostas, geralmente sobre como proceder em caso de doenças ou acidentes, até mesmo com a picada de animais peçonhentos; por isto o livro de bolso estava sempre no bolso.  

A vantagem deste método é que ele dá igual ênfase a todos os tópicos abordados; é por isto que ele é tão usado nas bulas de medicamentos. É pelo fato de que todos os tópicos abordados são considerados igualmente importantes, que este método é tão eficaz quanto ao entendimento do conteúdo ensinado. Com a popularização dos sites na web, muitos assuntos puderam ser resolvidos remotamente, então viveram as FAQ (Frequently Asked Questions - Perguntas Feitas com mais Frequência). É impressionante como as FAQs desempenham um papel tão importante na sociedade da informação. As FAQs funcionam como uma forma de organizar o pensamento das pessoas sobre determinado assunto, por isto, sua elaboração requer uma ordem lógica e intuitiva.

 Vale ressaltar que os meus conteúdos são manuscritos, dada a grande facilidade e rapidez ilustrar conteúdos de Matemática e Física. Os tópicos são convertidos em pdf e podem ser baixados e impressos pelo estudante, ou deixados como documento pdf no celular, no tablet ou no computador. Não vamos pensar que esta maneira simples de apresentar conteúdos seja um atraso, só porque os livros eletrônicos já trazem um vídeo com um professor explicando cada conteúdo. Quanto aos meus vídeos, eles serão produzidos e hospedados nesta página ao lado dos links dos conteúdos em pdf. Peço que você, estudante, tenha a humildade de refletir sobre uma verdade que nivela todos os seres humanos: todos nascemos analfabetos, e somente pelo nosso esforço conseguimos ir além.   

Bons estudos e uma brilhante carreira !...  


educação cidadã se faz com escolas exigentes e voltadas para conteúdos
     
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

© 2012 Afonso Meneses